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quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH )

 O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um assunto relativamente novo e muitas vezes discutem o assunto em nível de senso comum o que resulta em exclusão do aluno que é desatento e/ou inquieto em demasia.
Ao serem excluídas essas crianças sofrem sérios prejuízos em sua auto- estima e vida pessoal, além dos danos no processo de formação intelectual e complexos interiorizados que poderão acompanhá-lo durante toda sua vida. O despreparo das escolas ao atender alunos com TDAH e a rotulação desses alunos por professores e demais alunos conduzem a reflexões acerca das conseqüências negativas que tais ações trazem aos educandos.
O TDAH é um distúrbio que nasce do que se chama de base alterada: alterações da atenção, da impulsividade e da velocidade da atividade física e mental. É válido ressaltar que uma pessoa com comportamento TDA pode ou não apresentar hiperatividade, mas jamais deixara de apresentar forte tendência a dispersão (SILVA, Ana Beatriz B, Mentes Inquietas TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade, 2009, p.19).
A falta de flexibilidade de algumas escolas em lidar com alunos irrequietos, mas sem disfunção bioquímica, cria falsos hiperativos, ou seja, diagnostica-se em excesso por não saber lidar e nem se adaptar aos alunos diferentes, uma vez que é bem mais conveniente que a instituição nomeie a criança de hiperativa do que admita que sua metodologia não atenda as necessidades daquele aluno.
Dessa forma é relevante que as escolas tenham um conhecimento detalhado sobre o TDAH, caso não tenham que ao menos se comprometa em aprender a respeito para que o auxílio a essas crianças seja realizado de maneira satisfatória, evitando os rótulos, possibilitando com que os alunos portadores desse distúrbio sintam-se mais confortáveis em um ambiente acolhedor e sistematizado, haja vista que a escola tem que ser um ambiente de aprendizagem, de prazer, de novas relações de amizades e que visa o desenvolvimento global do aluno, capacitando-o a desenvolver seu potencial especifico e valorizando suas características únicas.

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